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3 de abril de 2020(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram Silêncio Ensurdecedor Mais uma grande lição que estamos aprendendo deste mundo de incertezas e complexidades. Estávamos totalmente focados em nossa rotina do dia-a-dia, fosse ela qual fosse. Na mesmice de sempre para alguns e para outros que habitavam reconhecidamente na zona de conforto. Esta gigantesca onda de acontecimentos chegou também para abrir nossas cabeças e nos fazer enxergar uma nova realidade e novos horizontes, agora em um novo e desafiador cenário. Algumas pessoas tinham como palavra de ordem a não flexibilização, não considerando a importância da comunicação e do dialogo honesto, para compreender as versões sugeridas e para que pudessem ser ajustadas, se necessário, ao invés de abandonar os diálogos no meio do caminho, desistir, interromper ou finalizar, não atingindo dessa forma o tão compreensível, possível e desejado entendimento mútuo.Pessoas reagiam ligando o “piloto automático”, sem ponderar mais, examinar as palavras e as ações com atenção, minucia e cada parte de um todo e então deliberar de forma flexível e responsável.Para abraçarmos as novas oportunidades que certamente surgirão, é prudente agora trocarmos a radicalização, falta de moderação e alta intolerância pela sabedoria de ceder quando necessário ao invés de construir justificativas frágeis para sustentar um ponto de vista parcial e/ou utópico. Que momento importante de reflexão para todos nós! Para alcançarmos, como alvo, a condição de compreensão mútua, precisamos novamente adotar a empatia por meio da mudança de comportamento, analisando os argumentos contrários, ponderando e agindo para destruir muros e construir pontes. A dualidade humana nos desafia a trabalhar, entender e atuar sobre o conceito do bem e o mal, certo e errado etc. Essa construção passa pela necessidade de compreendermos e ponderarmos sobre duas perspectivas diferentes para uma mesma realidade. Precisamos lembrar sempre de nossa missão e de nossas responsabilidades como agentes permanentes e incansáveis de mudanças. Somos frequentemente envolvidos, e porque não influenciados, pelos diversos veículos de comunicação. As mensagens chegam até nós pelas várias mídias sociais, onde todos têm acesso como emissores.Temos que ter o discernimento e a capacidade de reconhecer colocações equivocadas, sem ponderação e bom senso, equilíbrio, sabedoria e sequer inteligência. Em certas circunstancias pessoas podem provocar em nós um “silencio ensurdecedor” nos colocando momentaneamente em pânico tirando-nos a paz, por incentivar a consolidação de muros e barreiras ao invés de pontes. Sejamos equilibrados, ponderados, honestos e corajosos para fazermos as escolhas certas, alinhadas com nossa missão individual e coletiva. Lembre-se, você como eu, certamente servimos de referência para muitas pessoas. Sendo assim sejamos criteriosos e vamos passar a elas o que temos de melhor. Boa sorte, sucesso e um abraço grande! José Antonio Kairalla Caraccio é administrador, Diretor da Kairalla Associados Consultoria e Treinamento. Especialista em Dicas (Diagnostico Inteligente de Causas no Atendimento a Clientes Internos-Externos e VendaS) Empresariais e Varejo desde 2001 – kairalla@kairallatreinamento.com.br – www.kairallatreinamento.com.br CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
25 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram A relevância do relacionamento interpessoal frente a magia do celular Por José Antonio Kairalla Caraccio Em um desses finais de semana ensolarados eu estava fazendo uma grande caminhada no parque. Haviam muitas pessoas desfilando com seus cães, de todos os portes imagináveis e era inevitável perceber que quando os cães se encontravam, porque vinham em sentido contrário, sempre paravam, interagiam de alguma forma e jamais se ignoravam. Uns eram mais festivos e outros mais discretos, mas cada um a seu jeito, saudavam-se uns aos outros. Esse comportamento, de dar atenção, perceber e valorizar a presença do outro, me despertou de imediato uma reflexão muito forte. Venho me esforçando a cada dia para o aperfeiçoamento do meu relacionamento interpessoal, ficando atento para atitudes ligadas a cordialidade, comunicação adequada, o olho no olho, empatia, ao respeito as individualidades e as diferenças de toda ordem, saber ouvir, sorrir e oferece energias positivas, além de praticar a gratidão. Em minha caminhada pelo parque, comecei a lembrar de algumas experiências vividas, onde o celular era o foco e o olhar principal do indivíduo. Em um restaurante, quando um gerente comercial de uma grande empresa, não conseguia se desprender de sua equipe (via celular) para dar algumas garfadas e conversar comigo, porque era fim de mês, tinha metas a cumprir etc. Havíamos combinado de almoçarmos juntos inclusive, por insistência dele. Na academia, alguns frequentadores parecem zumbis, caminhando e olhando no celular, falando sozinho, rindo ou com expressão de espanto e sequer olhando de lado ou de frente, como se estivesse em um ambiente vazio de pessoas. Em uma de minhas visitas a uma empresa, quando aguardava na recepção para ser chamado, observava que o comportamento das pessoas se repetia no sentido do isolamento, cuja única companhia ali presente era o celular. Ninguém conversava com ninguém, o que a meu modo de ver é um erro, porque em um ambiente profissional muitas informações importantes podem ser obtidas na recepção, situações essas que já vivenciei diversas vezes. Vou dar mais alguns exemplos, estava outro dia em um “happy hour”, com pessoas de meu relacionamento e outros convidados. Estava muito feliz por rever amigos, saber das novidades, trocar informações, dicas etc. Nas rodas de conversas, fiquei surpreso com alguns deles, que não conseguiam ouvir uma história até o fim, porque o celular interrompia e acabavam sempre optando em atende-lo. Fico também indignado quando vejo pessoas, na área de alimentação dos shoppings, de cabeça baixa todo tempo, ao celular, casais juntos, não se olham e ignoram a presença um do outro. Pergunto, a relevância do relacionamento interpessoal perdeu espaço ou a magia do celular substituiu o prazer de conhecer, conversar, sentir, olhar, entender, satisfazer, dar atenção, respeitar e valorizar o outro, não aquele que está longe, mas alguém que está a sua frente se importando e querendo muito sua atenção, na mesma intensidade que dedica ao seu celular. Seu celular está ali, disponível para quando você quiser, mas para esse alguém próximo a você agora, talvez tenha apenas esse momento magico único. Transfira então todos os seus sentidos para essa pessoa ou para esse ambiente e com certeza não se arrependera de tornar-se mais humano e lembrar que o celular, com toda sua inegável utilidade, é apenas um equipamento e uma ferramenta. Boa sorte e um abraço! José Antonio Kairalla Caraccio é administrador, Diretor da Kairalla Associados Consultoria e Treinamento. Especialista em Dicas (Diagnostico Inteligente de Causas no Atendimento a Clientes e Vendas) Empresariais e Varejo desde 2001 – kairalla@kairallatreinamento.com.br – www.kairallatreinamento.com.br CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram TRÊS PILARES DO AUTOCONHECIMENTO. PRIMEIRO: O SER HUMANO COMO INDIVÍDUO INTEGRAL POR LUIZ ROBERTO FAVA Três pilares do autoconhecimento. Primeiro: O Ser Humano como Indivíduo Integral – Por Luiz Roberto Fava Dentro de uma concepção holística, o Ser Humano é composto de corpo, mente e espírito. O corpo se relaciona com os cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar. A mente recebe todos os estímulos captados pelos cinco sentidos e os processa, armazena ou nos faz escolher para agir frente a qualquer situação. Também se relaciona com nossas emoções, ideias, criatividade, inovação, acúmulo de conhecimento, lógica, etc. De forma simplista, a mente é razão e emoção. Já o espírito nos mostra nossa grandeza, que fazemos parte de um Universo e que aqui estamos para cumprir uma clara missão de vida, alinhada a nosso princípios e valores, e fazendo com que tenhamos uma fé inabalável para ultrapassar obstáculos e chegar até onde queiramos chegar. Entretanto, estes “três componentes” do Ser Humano Integral podem ser divididos em oito áreas ou oito diferentes aspectos, como nos ensina Di Stéfano : – físico;  emocional; intelectual; profissional; financeiro;  lazer;  relacionamentos (inclui a família) e espiritual. Já Ogata & de Marchi preferem agrupá-los em: – aspectos físicos;– aspectos mentais;– aspectos sociais; e,– aspectos espirituais. Covey prefere assim descrevê-los: – corpo (viver/sobreviver);– mente (aprender – crescimento/desenvolvimento);– coração (amar – relacionamentos); e,– espírito (deixar um legado – significado e contribuição) Considerando-se qualquer uma destas classificações, a verdade é que cada Ser Humano Integral é um indivíduo, indivisível e único. Ter consciência disto é o primeiro passo para se autoconhecer. Nossa individualidade é única e exclusivamente de cada um de nós. Pode existir indivíduos semelhantes, parecidos, mas nunca iguais. A maior prova desta individualidade é dada, primeiro, pela nossa certidão de nascimento e, em segundo lugar, pelas nossas impressões digitais. É através delas que mostramos ao mundo esta individualidade, que somos únicos e indivisíveis, que somos um Indivíduo. Apenas como curiosidade, vale lembrar que a utilização de impressões digitais para identificação de seres humanos existe desde a antiguidade em diversos locais como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China, com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francia Galton, com base em anotações anteriores de outros autores. A primeira utilização de uma impressão digital para prender e condenar um criminoso aconteceu na França em 1902. É pela impressão digital, ´punica, pois não existem duas impressões digitais iguais, que somos “transformados” em um número, o nosso RG. Sem este número não somos ninguém para o mundo. Para mais, esta individualidade me fez lembrar daquilo que a Matemática chama de número primo natural. Para quem não lembra, um número primo natural é aquele que só é divisível por 1 e por ele mesmo, ou seja, tem apenas dois divisores: EU ÷ EU = 1 EU ÷ 1 = EU Se nos “dividirmos” por nós mesmos, o resultado será sempre 1. E se nos “dividirmos” por 1, o resultado será sempre EU mesmo. Assim, de um jeito ou de outro, cada um de nós será sempre um indivíduo único, indivisível, um ser autônomo e independente em relação a qualquer outro Ser Humano . Por isso, se pudéssemos nos classificar como um número único, tenho certeza que este número seria o número EU. Do ponto de vista da numerologia pitagórica, o 1 é o único, o absoluto. É a personalidade individual do Ser Humano. É o EU SOU. O primeiro dos números tem a ver com os inícios, com tudo o que é único e absoluto. Está ligado à energia criativa, à originalidade, ao poder e à objetividade. É um número que carrega a energia masculina, de assertividade, de ímpeto e realização. Representa a unidade de Deus, mas também o Eu, a personalidade única de cada um. Tem correspondência com liderança, força e ambição. Traz coragem, confiança, independência, movimenta as atividades mentais e empurra na direção das realizações. Para de Paula, autoconhecimento é conhecer a própria essência, ou seja, é ter pleno domínio de si mesmo em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. O autoconhecimento faz com que tenhamos oportunidades de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. O autoconhecimento é tão importante porque: Quem não se conhece será sempre refém de suas emoções, de suas desconhecidas crenças limitantes e de suas percepções distorcidas. Quem não se conhece diz A quando queria ter dito B. Tira conclusões equivocadas sobre si e sobre os outros já que é comandado pelas crenças que tem e desconhece que as têm. Quem não se conhece tem maior chance de fazer escolhas não benéficas para si mesmo e depois fica culpando fulano ou beltrana ou a má sorte. Quem não se conhece terá mais chance de insucesso em seus relacionamentos, pois poderá ser manipulado pelo outro, poderá ficar carente de argumentos válidos numa discussão crucial, poderá ter sua autoestima abalada por comentários equivocados ou maldosos do outro, etc. Quem não se conhece mais facilmente entra em conflito com os demais. Quem não se conhece se autoengana a maior parte do tempo e disso podem vir consequências desastrosas tanto na vida pessoal quanto profissional. Quem não se conhece pode ter uma vida ralada, medíocre e se achar o “rei/rainha do pedaço” ou, ao contrário, ser uma pessoa excepcional e se considerar um lixo. Quem não se conhece pode ficar marcando passo, estagnado em alguma situação onde não vê saída porque desconhece o próprio potencial ou, ao contrário, pode dar o passo maior que a perna porque desconhece suas limitações. Este processo ininterrupto para aumentarmos o conhecimento de nós mesmos também foi percebido por Sócrates, o filósofo grego já citado, e sintetizado na sua (outra) famosa frase: só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa. Ter a humildade suficiente para admitir que somos “pequenos” é um grande passo para nos tornarmos “grandes”. E quem resume esta verdade é Cortella em sua crônica “E tem gente que se acha…” Entretanto, quanto mais crescemos e nós desenvolvemos mais temos a oportunidade de mostrar nossa coragem de realizar coisas novas, inusitadas, diferentes, mostrando que vamos nos tornando cada vez maiores, o que pode gerar, em outros indivíduos, pensamentos que os fazem nos julgar como loucos, lunáticos, diferentes, etc. Este fato foi sabiamente percebido por Oscar Wilde e traduzido por sua famosa frase: ser grande significa ser incompreendido. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram A QUALIDADE DOS NOSSOS PENSAMENTOS E SEU IMPACTO NO AMBIENTE E NOS RESULTADOS – POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO A Qualidade dos nossos Pensamentos e seu Impacto no Ambiente e nos Resultados – Por José Antonio Kairalla Caraccio Vamos hoje fazer uma reflexão sobre a qualidade dos nossos pensamentos. Os estudiosos sinalizam que pessoas que pensam negativamente com frequência estão sempre esperando pelo pior resultado de suas ações. O mais interessante é que, talvez até inconscientemente, ficam o tempo todo convencendo as outras pessoas a compartilhar de suas crenças limitadoras e pessimistas. Destacam os pontos negativos e listam uma a uma as possibilidades das coisas darem errado e não acontecerem, procurando derrubar as expectativas de alguns mais entusiasmados. O mais alarmante é que sempre conseguem fazer a cabeça de alguém. Fica então um ambiente dividido. De um lado os que querem realizar e construir e de outro os que querem destruir e desmotivar. Essas pessoas passam a ser vitimas de si próprias. Começam a aparecer sintomas associados a stress, nervosismo , cansaço , mal humor e até mesmo contraem doenças psicossomáticas. O resultado destes pensamentos negativos provocam preocupações em excesso, medos, ansiedades, traumas, complexos dos mais diversos e ressentimentos. Algumas dicas para livrar-se deles: A-Escreva suas preocupações e seus pensamentos negativos. Ao escrevê-los: 1- Você terá uma dimensão mais objetiva sobre eles, porque em nossa mente os pensamentos negativos têm tendência a tomar uma grande dimensão; 2- Você poderá focar seus problemas um a um. Quando estão em nossa cabeça, de forma desorganizada, não parece haver solução; 3- Há ainda um aspecto mágico ao escrever. Ele permite cristalizar os pensamentos em um ato simbólico e libertador; 4- Quando os pensamentos negativos forem identificados você terá a consciência de sua real dimensão. Pergunte então a si mesmo: Do que é que tenho medo e em que circunstâncias sinto-me mal e aparecem os pensamentos negativos ? Por que as vezes tenho o sentimento de ser inferior, diminuído, não compreendido, não amado, etc ? O que é injusto na minha vida ? B-Procure pensar em soluções de forma consciente. Em cada problema que escreveu, interrogue-se: O que e onde posso mudar para melhorar ? Mesmo quando entender que não haverá solução, saiba que poderá surgir uma porta de saída e então irá mudar seu caminho. O que acontece é que as ideias negativas ofuscam sua visão para novas possibilidades. Analise um a um seus problemas e procure uma solução. Dê tempo a si mesmo. Pratique a autoavaliação, pondere sobre conselhos de pessoas criteriosas, observe e adapte bons exemplos a sua realidade e a seu estilo. Pense em ser feliz e faça outras pessoas felizes. Faça uma reflexão e identifique-se com sua missão de vida pessoal e profissional, lembrando que certamente muitas pessoas espelham-se em você. Faça o seu melhor para você, para as pessoas próximas e para o seu ambiente. Um abraço e boa sorte! (*) Prof. Kairalla é educador e consultor com mais de 440 projetos desenvolvidos e troca de experiências com cerca de 30.500 profissionais. Os assuntos deste artigo serão apresentados e vivenciados em dinâmicas no treinamento de “Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos”, em parceria e nas dependências do Nuclave. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail regina@kairallatreinamento.com.br ou pelo telefone (11) 5594.6990.   CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram NEGOCIAÇÃO, O DESAFIO NOSSO DE CADA DIA, EM UM MERCADO EM CONSTANTE MOVIMENTO! POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO Negociação, o desafio nosso de cada dia, em um mercado em constante movimento! por José Antonio Kairalla Caraccio Há anos venho me aprofundando, praticando e estudando este tema que faz parte do meu, e tenho certeza, do seu dia-a-dia. Encontramos frequentemente situações desafiadoras e que, se mal trabalhadas, podem trazer impactos negativos, dentre eles, a perda de uma grande oportunidade, ceder mais do que se deve em uma negociação, não saber administrar conflitos por falta de maturidade, autoconfiança, preparo etc. Corremos o risco de perder clientes, não avaliar corretamente o seu potencial de compra, ter dificuldades em conquistar novos clientes e sermos pouco competitivos e eficazes em nossas ações acumulando prejuízos. Partindo-se da premissa que pretendemos negociar com nosso interlocutor mais de uma vez vamos considerar a importância do comprometimento mutuo para que se possa caminhar para a consolidação da parceria. Nosso processo conclui-se no pós-venda, que significa que tudo o que foi acordado entre as partes foi cumprido de forma satisfatória, o que abre um caminho para outras negociações, fortalecendo um ciclo. Como ingredientes essenciais, devemos acrescentar motivação, relacionamento interpessoal positivo, confiabilidade e criatividade. Você provavelmente não terá uma segunda oportunidade de causar uma boa impressão. É importante que esta chance não se perca. Recomendamos sempre uma aproximação amigável onde o oponente não deve ser visto como adversário, mas como parceiro em busca de uma solução. Não se permita discutir a partir de posições vencedor e perdedor, mas a partir do interesse de chegar a benefícios comuns. Seja racional e logico e tenha firme controle sobre as emoções. Prepare-se bem para este momento, use a inteligencia emocional e jamais perca o foco e a concentração.  Devemos nos preocupar com nossa preparação pessoal, com nossos Conhecimentos de Produtos, dos Serviços, dos Concorrentes, dos Negociadores e dos Clientes. Esta preparação deve ser feita através de questionamentos, que farão parte do nosso planejamento. Concluimos que quanto mais investigativos formos, mais iremos conquistar sua credibilidade e mais eficazes seremos em nossos anseios, objetivos e no atingimento e superação das expectativas propostas para a negociação. Uma das dificuldades para realizar uma boa negociação está possivelmente na falta de flexibilidade de uma das partes, quando associadas a comportamento. Precisamos conhecer as diferentes formas de negociar de cada um. Para tanto, devemos analisar também as principais diferenças de comportamento entre homens e mulheres neste processo, de estilos regionais, a cultura de acordo com a nacionalidade do negociador e ampliando este conceito diferenças culturais associadas a origens e porte das organizações.  Em nossa familia negociamos constantemente idéias, prioridades, caminhos alternativos, valores, limites etc., entre pais e filhos, irmãos, tios, sobrinhos, primos e outros parentes próximos ou distantes. Ampliando um pouco mais essa negociação de idéias vamos encontrar nossos amigos, colegas de trabalho e colaboradores. No mundo corporativo nossos clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada. Neste cenário os profissionais tem a sua frente, desafios que podem definir consideravelmente os resultados projetados pela empresa. Nestes ambientes desafiadores a negociação contém forte e consistente conteúdo de argumentação, se destaca como uma habilidade essencial a ser desenvolvida, praticada e reciclada permanentemente. Nesta trilha iremos encontrar dificuldades, facilidades, atalhos, saídas criativas e bifurcações. Com persistência, estratégia, objetividade, credibilidade, garra, paciência, foco e com flexibilidade atingiremos certamente o nosso objetivo de concluir uma negociação em que fique transparente e claro o ganho mutuo das partes. Desejo boa sorte a todos nas próximas negociações. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram NOSSOS PENSAMENTOS E SEU IMPACTO NO AMBIENTE E NOS RESULTADOS – POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO Nossos pensamentos e seu impacto no ambiente e nos resultados – Por José Antonio Kairalla Caraccio Vamos hoje fazer uma reflexão sobre a qualidade dos nossos pensamentos. Os estudiosos sinalizam que pessoas que pensam negativamente com frequência estão sempre esperando pelo pior resultado de suas ações. O mais interessante é que, talvez até inconscientemente, ficam o tempo todo convencendo as outras pessoas a compartilhar de suas crenças limitadoras e pessimistas. Destacam os pontos negativos e listam uma a uma as possibilidades das coisas darem errado e não acontecerem, procurando derrubar as expectativas de alguns mais entusiasmados. O mais alarmante é que sempre conseguem fazer a cabeça de alguém. Fica então um ambiente dividido. De um lado os que querem realizar e construir e de outro os que querem destruir e desmotivar. Essas pessoas passam a ser vitimas de si próprias. Começam a aparecer sintomas associados a stress, nervosismo , cansaço , mal humor e até mesmo contraem doenças psicossomáticas. O resultado destes pensamentos negativos provocam preocupações em excesso, medos, ansiedades, traumas, complexos dos mais diversos e ressentimentos. Algumas dicas para livrar-se deles: A-Escreva suas preocupações e seus pensamentos negativos. Ao escrevê-los: 1- Você terá uma dimensão mais objetiva sobre eles, porque em nossa mente os pensamentos negativos têm tendência a tomar uma grande dimensão; 2- Você poderá focar seus problemas um a um. Quando estão em nossa cabeça, de forma desorganizada, não parece haver solução; 3- Há ainda um aspecto mágico ao escrever. Ele permite cristalizar os pensamentos em um ato simbólico e libertador; 4- Quando os pensamentos negativos forem identificados você terá a consciência de sua real dimensão. Pergunte então a si mesmo: Do que é que tenho medo e em que circunstâncias sinto-me mal e aparecem os pensamentos negativos ? Por que as vezes tenho o sentimento de ser inferior, diminuído, não compreendido, não amado, etc ? O que é injusto na minha vida ? B-Procure pensar em soluções de forma consciente. Em cada problema que escreveu, interrogue-se: O que e onde posso mudar para melhorar ? Mesmo quando entender que não haverá solução, saiba que poderá surgir uma porta de saída e então irá mudar seu caminho. O que acontece é que as ideias negativas ofuscam sua visão para novas possibilidades. Analise um a um seus problemas e procure uma solução. Dê tempo a si mesmo. Pratique a autoavaliação, pondere sobre conselhos de pessoas criteriosas, observe e adapte bons exemplos a sua realidade e a seu estilo. Pense em ser feliz e faça outras pessoas felizes. Faça uma reflexão e identifique-se com sua missão de vida pessoal e profissional, lembrando que certamente muitas pessoas espelham-se em você. Faça o seu melhor para você, para as pessoas próximas e para o seu ambiente. Um abraço e boa sorte! CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram PARA SER VITORIOSO VOCÊ PRECISA VER O QUE NÃO ESTÁ VISÍVEL. Para ser Vitorioso você precisa Ver o que Não está Visível. Por José Antonio kairalla Caraccio Ver o que não está visível é desenvolver uma percepção aguçada, é criar, é buscar ajuda, é refletir, montar um plano, mas preponderantemente agir e agir. Olhar para si próprio, para aqueles que estão obtendo sucesso, para o mercado frequentemente e, mais importante do que isso, estar sempre pronto para mudar e se adaptar rapidamente, nem que sejam inicialmente pequenas mudanças. Redefinir estratégias, em razão do movimento do próprio mercado, com ações inteligentes e rápidas. Responder as necessidades e anseios de seus clientes, considerado o momento e as dificuldades atuais. Evoluir e aperfeiçoar-se, mesmo em momentos pouco favoráveis. Acreditar em seu potencial e motivar sua equipe para a superação. Tenha iniciativa para agir antes de seus concorrentes e dê o primeiro passo certeiro à frente, liderando novos tempos, em sua vida, em sua empresa e em seu mercado de atuação. Passe a contribuir com outras pessoas para a quebra de paradigmas, dando força a todos que “não estão procurando ver o que não está visível”, para que ajam e busquem caminhos alternativos, mesmo sendo de forma tímida. Aja para que suas pequenas contribuições sejam importantes referências dentro de um contexto maior. Li, que há mais de cinquenta anos, uma marca de creme dental não prometia nada contra as cáries e sim contra o mau hálito. Foi um sucesso absoluto, saindo de um lugar comum onde estava enfrentando uma enorme concorrência. Tenho encontrado hoje com pessoas de “cabeça baixa”, com poucas esperanças, baixa autoestima e sem vigor para reagir. Minha mensagem final à você: “Se você chegou até aqui seu valor é incontestável. Saiba fazer uma leitura do momento atual, para enxergar alternativas e oportunidades e siga o sábio conselho de Sun Tzu de que para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. Espero ter dado uma pequena contribuição à você, neste momento em que estamos travando um bom combate. Muita boa sorte e vamos a luta!” CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram TEAM AND CLIENT KEEPER……POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO Team and Client Keeper……Por José Antonio Kairalla Caraccio TEAM AND CLIENT KEEPER é o conjunto de ações envolvendo: 1-Capacitação de Pessoas – “Esqueça Você e Aposte no seu Time” – Giovane Gávio Bicampeão Olímpico de Vôlei….. 2- Metodologias de Gestão Comercial – “Alcance o Amanhã Fazendo Muito Bem Feito o que Precisa Ser Feito” – Fabrizio Fasano Jr. Empresário e Sócio da Rede CONTEXTO: É muito comum ouvirmos pessoas dizendo que aquela situação que está vivenciando agora, até então, apenas imaginava acontecendo com as outras pessoas ou ainda recordando que já haviam passado por isso antes, que superaram com muita dificuldade, mas surpreenderam-se porque supunham que jamais fossem se repetir. Mas aí estão elas novamente! SITUAÇÃO FREQUENTE: Sabemos que mesmo contra nossa vontade existem variáveis atuando todo tempo, algumas a nosso favor e outras nos trazendo dificuldades e problemas. É natural para algumas pessoas que quando atingem uma posição confortável passam a negligenciar ações que deveriam manter e aprimorar permanentemente. ZONA DE CONFORTO: Exemplificando, um profissional de vendas, que vem cumprindo suas metas e recebendo seus ganhos compatíveis a elas, conferindo-lhe assim uma estabilidade financeira bastante confortável. Passou a frequentar a zona de conforto pelas circunstâncias e não percebeu a dinâmica de mercado com suas mutações frequentes. DIFICULDADES E PROBLEMAS: Dificuldades e problemas passaram a surgir e seus pares e concorrentes mais atentos já haviam detectado o novo cenário e já trabalhavam soluções para combatê-los. O profissional que habitava a zona de conforto, acomodado, passou a atuar como passageiro na corrida da superação. Suas metas não eram mais cumpridas, seus ganhos reduziram e passou a definir como vilões de seus resultados os “preços altos” de seus produtos e a crise, isentando-se de qualquer responsabilidade sobre seus resultados. CONSEQUÊNCIAS: A desmotivação e a falta de alternativas passaram a fazer parte de seus pesadelos. Quantos estão neste perfil e quais as consequências de contaminarem toda a equipe? Felizmente, apesar de todas as dificuldades, problemas e conflitos, os clientes continuarão precisando de nossos produtos e serviços assim como iremos continuar precisando de nossos fornecedores. SOLUÇÕES E SEUS INGREDIENTES: O conhecimento, a informação, a análise, a humildade, o trabalho em equipe, a inovação, a criatividade, a nova forma de abordar e de fazer, o entusiasmo e a motivação. CONCLUSÃO FINAL: O planejamento e o espírito de realizar novas metodologias darão um novo caminho promissor que certamente levará o nosso profissional de vendas a se reciclar e obter um grau de maturidade e resultados jamais atingidos. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram VOCÊ CRIA SEU PRÓPRIO UNIVERSO ENQUANTO O PERCORRE. POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO Você cria seu próprio Universo enquanto o percorre. Por José Antonio Kairalla Caraccio Em nossa caminhada de vida e trajetória profissional experimentamos os mais diversos momentos, situações, emoções e sentimentos, positivos ou negativos, tais como amor, irritação, pessimismo, esperança, egoísmo, desânimo, bondade, fé, tristeza, confiança, nervosismo, medo etc. Percorremos diversos estados emocionais e de vida. Muitas vezes nos encontramos em um estado de grande dificuldade e que necessitamos de muito vigôr, fé, coragem e até da ajuda de outras pessoas para poder vencê-lo e superá-lo. Em outros momentos podemos adotar comportamentos demonstrando grande egoísmo. Queremos tudo prá nós e somos insaciáveis em nossos desejos ou ainda não olhamos para os mais fracos para percebermos suas necessidades. Ao contrário, nos aproximamos dos mais fortes para buscar vantagens. Nos colocamos em uma condição de superioridade, por conta de sermos competitivos. Passamos a exigir prioridade para tudo que necessitamos ou queremos. Se conseguirmos atingir um nível que nos coloca em condição de tranquilidade, então nos isolamos dos problemas de outras pessoas e nos tornamos apáticos e insensíveis. Vibramos com conquistas materiais e nos entristecemos e nos frustramos pelos mesmos motivos. Mas precisamos evoluir e melhorar nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. Passamos então a buscar o conhecimento para nos tornarmos seres humanos melhores. Sabemos que somos versáteis, adaptáveis e nos renovamos. Houve o pioneirismo e posteriormente a transformação. Sabemos que o conhecimento por si só não é o suficiente, precisamos praticar o que aprendemos para sairmos do lugar comum do “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Ao nos tornarmos pessoas melhores passamos a observar o outro e entender e respeitar suas necessidades e desejos. O Universo é abundante, temos muitas descobertas a fazer e novos recursos a encontrar. Não enxergamos as ondas emitidas pelos celulares mas elas estão ali. A fé é o poder de acreditar naquilo que não se pode ver. “Nada é impossível para aquele que persiste. Lembre-se que da conduta de cada um depende o destino de todos.” disse Alexandre, O Grande. Percebemos claramente então que fazemos parte de um todo e a partir deste entendimento elevamos nossa condição humana para nos tornarmos pessoas melhores no próprio Universo que criamos enquanto o percorremos. (*) José antonio Kairalla Caraccio é consultor e educador, especialista desde 2001 (há 16 anos) em “Dicas Empresariais e Varejo” ou seja em “Diagnostico Inteligente de Causas no Atendimento a Clientes e VendaS” email kairalla@kairallatreinamento.com.br Fim do conteúdo da página CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram QUER ATINGIR SUAS METAS? APLIQUE O EFICAZ CICLO PDCA EM QUALQUER TEMPO E PRINCIPALMENTE AGORA! POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO Quer atingir suas metas? Aplique o eficaz ciclo PDCA em qualquer tempo e principalmente agora! Por José Antonio Kairalla Caraccio Onde, segundo o brilhante consultor Takeshi Jumonji, meu amigo, esclarece:P = Plan = Planejamento – Estabelecimento de metas e ações baseadas resultados que queremos mudar ou alcançar.D = Do = Executar – Agir de acordo com o plano proposto (P).C = Check = Verificar – Monitorar a obtenção dos processos e resultados, fruto da “execução” (D).Act = Ação – Agir de acordo com as verificações (C) para alimentar um novo planejamento (P). Portanto, vale reiterar que não há “fórmula mágica” e nem tampouco segredos, mas apenas um trabalho de mudança de postura da área de vendas, encarando o momento desafiador e a perda de clientes com a mesma seriedade e profissionalismo que qualquer outra rotina do departamento. Desejamos sucesso e um bom trabalho! Esperamos por você em nossos próximos encontros, para que possamos trocar experiencias e contribuir com importantes conceitos que regularmente abordamos em nossos workshops . Até lá! CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram É O CONSULTOR DE VENDAS UM MÉDICO? POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO​ É o Consultor de Vendas um Médico? Por José Antonio Kairalla Caraccio O experiente Consultor de Vendas é um profissional que está cada vez mais em alta no Mundo Corporativo. Sua conduta e seus passos assemelham-se ao de um médico, ao conduzir um atendimento, de maior ou menor gravidade e urgência. Ambos precisam entender exatamente as causas (e não só o efeito) que levaram um paciente a procurar o médico e a empresa ao consultor de vendas. O consultor de vendas inicia seus procedimentos com um elaborado diagnóstico da situação, procurando compreender o estado geral e as enfermidades específicas. Solicitam exames, relatórios e dados complementares necessários para um diagnostico completo e sempre considerando o próprio conhecimento da empresa, pelos gestores e colaboradores, assim como no caso do médico, procura explorar o autoconhecimento do paciente sobre si mesmo. Na situação do consultor de vendas, a empresa provavelmente ao contratá-lo já tem um pré diagnostico ou algumas suposições. O consultor irá utilizar-se das informações prestadas, mas por oficio, deverá validá-las, complementá-las ou reformulá-las para apresentar a direção, um plano de ação bastante consistente. Encerrada essa fase, o consultor de vendas, com sua larga experiência em situações semelhantes, do mesmo segmento a que a empresa pertence ou não, elabora seu plano de ação para ser apresentado aos gestores. Da mesma forma o médico, que se baseia no diagnostico e nas informações prestadas pelo paciente, para decidir se precisa receitar medicamento, ou sugerir novos comportamentos, em razão das mais diversas situações, tais como a de sugerir ao paciente para ser mais disciplinado, alimentar-se de forma mais saudável e regular, ser menos sedentário, prevenir o stress, ter mais equilíbrio emocional etc . Entender que ser saudável é um conjunto de ações que precisam ser imediatamente seguidas para que o paciente volte a normalidade e coloque sua vida em condição de correr menos riscos. E o consultor de vendas, o que irá sugerir em seu plano de ação? Certamente, além das semelhanças entre os passos iniciais do consultor de vendas e o de um médico, os passos seguintes também assemelham-se. O paciente orientado e medicado deverá, a partir daí, fazer sua parte. O medico irá propor um acompanhamento periódico para medir a evolução do quadro e propor algumas mudanças na medicação, se necessário, mas sempre exercendo um acompanhamento muito próximo. A empresa, seus gestores e colaboradores serão orientados pelo consultor nesse trabalho conjunto. Ele irá desenvolver mecanismos de controle para medir a evolução e os resultados, para que se necessário, sejam realizados ajustes para que os objetivos propostos sejam plenamente alcançados. Oxalá que os consultores de vendas e os médicos consigam transmitir com muita eficácia suas experiências profissionais vividas. O primeiro com empresas e profissionais vitoriosos, assim como esperamos que os médicos sensibilizem seus pacientes com exemplos de pessoas que humildemente fizeram, com dedicação plena, a parte que lhe cabia. Em ambos os casos temos a plena convicção de que os vitoriosos fizeram da busca da cura a sua rotina. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram O QUE É SER COMPETITIVO? POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO O que é ser competitivo? Por José Antonio Kairalla Caraccio Ser competitivo é o objetivo de todo profissional que deseja alcançar uma alta performance. Preparar-nos para vencermos os obstáculos que se apresentam em nossa vida profissional e pessoal e consolidar nossa fatia em um mercado altamente competitivo, mas muito atraente. Nossa rotina diária de desafios começa com a qualidade dos nossos pensamentos e de nossa disposição para realizar e acreditar. O próximo passo é o de nos debruçarmos sobre o nosso Planejamento e avaliarmos quais são as nossas prioridades e atividades importantes que estão planejadas e qual a nossa programação ajustada para hoje, já que fatos novos podem ter ocorrido. A seguir fazemos uma autoavaliação e autocrítica sobre esse momento. Estamos preparados ou nos preparamos adequadamente, no aspecto técnico e psicológico, para realizar as nossas ações planejadas da forma mais eficaz possível e com a excelência que ela exige? Se sim, vamos ao passo seguinte: A Execução! Com foco em nossa venda consultiva, vamos planejar cada contato, analisar cada cliente e nos prepararmos para oferecer a eles as melhores soluções. Na manutenção de nossos clientes temos que lembrar sempre de programarmos o pós-venda, uma fase essencial de relacionamento diferenciado, registrando nossa presença em todas as etapas do processo de vendas e de fidelização de clientes. OS RESULTADOS Concluimos que ser competitivo é satisfazer necessidades e superar expectativas de nossos clientes, que hoje mais do que nunca são extremamente conscientes e buscam soluções confiáveis de qualidade, não por capricho mas por segurança de quem sabe o que é receber um mau produto ou serviço sem qualificação plena e que põe em risco uma decisão de compra equivocada a toda sorte de ocorrência. O cerco está se fechando e nossos clientes e potenciais clientes estão exercitando cada vez mais sua percepção e o senso de comparação, que os tornam exigentes e rigorosos. Satisfazer necessidades, portanto, é um complexo de ações e pessoas envolvidas em um processo de total sincronia e comprometimento. O TIME Os profissionais isoladamente têm um compromisso de realizar um ótimo e desafiador trabalho, quer para atender expectativas e metas de sua empresa e de seus superiores ou evidentemente suas próprias. Isso, porém, não é tudo. Vamos entender que os nossos conscientes clientes querem ver atendidas todas as suas necessidades de forma global e não setorizadas. Assim sendo, de nada adianta se a área de negócios presta um atendimento de primeiro mundo, com profissionais treinados e capacitados, com excelente relacionamento interpessoal e os colaboradores de outros departamentos não estiverem sintonizados na mesma proposta de prestação de serviços com qualidade, comprometendo assim a cadeia de relacionamento. A área de negócios comercializa os nossos produtos e serviços mas a responsabilidade pela entrega fica por conta de outros departamentos. Nossos clientes veem nossa empresa como um todo. Embora podendo possuir excelentes produtos (aspectos materiais), algumas empresas colocam pessoas ásperas ou apáticas na fase de entrega dos serviços ou eventualmente na assistência técnica, comprometendo desta forma sua imagem. Neste exemplo estabeleceu-se o elo fraco desta empresa, ou seja, o relacionamento humano inadequado promovido por estas pessoas. O LÍDER Precisamos muito de nossos profissionais e colaboradores, mas sobre tudo de nossos clientes. Em suma, precisamos de resultados. Como sabemos, segundo algumas pesquisas divulgadas sinalizam que manter clientes custa 4 vezes menos do que conquistar novos. Daí entra em campo aquela figura que une as pontas. Internamente busca desesperadamente transferir esta verdade a seus colaboradores, aguçando-lhes a percepção, reciclando seu quadro através de treinamento, promovendo a união e integração. Através do Marketing de Relacionamento, com o apoio de ferramentas importantes e de significativo investimento como o “CRM”, aproximam-se cada vez mais de seus clientes, razão dela (empresa) existir. Tudo parece tão fácil, não é? Mas, só quem é um líder sabe do árduo caminho a ser percorrido para chegar ao fim de uma jornada e dizer: NÓS VENCEMOS E SOMOS COMPETITIVOS! Fim do conteúdo da página CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram A CAMINHO DA RETOMADA, COM RECICLAGEM E DESAFIOS! POR JOSÉ ANTONIO KAIRALLA CARACCIO a caminho da retomada, com reciclagem e desafios! Por José Antonio Kairalla Caraccio Nós mesmos e nosso time muitas vezes paralisamos ações diante de noticias pessimistas ou pouco animadoras. Alguns, nesse contexto, se acomodam e apresentam uma série de justificativas, já amplamente repetidas e conhecidas, sobre a crise de mercado, institucional, moral, ética etc., sem no entanto, buscarem incessantemente alternativas inovadoras para superá-las, com uma mudança de olhar para os fatos envolvendo nisso sua própria reciclagem pessoal.Há em alguns casos uma acomodação na zona de conforto, engrossando assim o time que aguardam que outras pessoas façam as coisas melhorarem. Quantos excelentes profissionais que por “n” circunstancias estão em busca de novas oportunidades e são totalmente fora desse perfil. No desenvolvimento de nosso trabalho em Consultoria e Treinamento observamos algumas vezes profissionais com comportamento resistente a reciclagem, a novos desafios, novos caminhos etc., criando obstáculos para implementação de melhorias por pura insegurança de conviver com o “novo”, uma vez que em sua interpretação isso poderá vir a ser uma ameaça, uma vez que em sua visão entendem-se estabilizados. Todos os dias cumprem a mesma rotina. Reclamam da situação, colaboram pouco com as soluções, com o time e menos ainda com possíveis estratégias para a empresa viabilizar a retomada do crescimento para voltar a ser competitiva. Qual o sentido para uma vida assim? Qual a verdadeira causa do sofrimento e insegurança que causa para si e para os outros e como solucioná-la? Pense que agindo assim, sem comprometimento, com mil desculpas e pouca criatividade conseguirá manter-se até quando, com tanta gente capaz disponível?Voltando ao nosso tema e para concluir, para que consigamos a retomada, precisamos da reciclagem e do resgate daquele profissional que o fez crescer, que era aberto para novas habilidades e que era visto como uma referencia positiva por todos. Necessitamos ter um novo olhar para o mercado, para nossa empresa e para os nossos colegas para que possamos solidificar nossos conceitos e vencer com coragem e determinação os desafios que se apresentam, sem inércia, para nos tornarmos novamente competitivos e vencedores!(*)Conheça nossos treinamentos focados em Liderança, Vendas, Negociação, Técnicas de Apresentação-Expressão Verbal e na Excelência ao Atendimento a Clientes. Nossa metodologia contempla dinâmicas vivencias em todas as fases com a participação de todos os presentes. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram ACOMODADO EU? CONSULTORES DÃO DICAS PARA SABER SE O PROFISSIONAL ESTÁ ACOMODADO NO TRABALHO. Acomodado eu? Consultores dão dicas para saber se o profissional está acomodado no trabalho. Por Gladys Ferraz Magalhães , InfoMoney    João trabalha na mesma empresa há anos, nunca mudou de cargo, mas está contente com a função que exerce, com o salário que recebe e não tem nenhuma pretensão de assumir novas responsabilidades, ou de procurar uma nova colocação no mercado. João pode ser considerado uma pessoa feliz? Sim, mas também poder ser que João seja acomodado. De acordo com as especialistas ouvidas pelo Portal InfoMoney, a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Cristina Reininger; e a consultora de Outplacement da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Maria Helena Mazari, a falta de inovação e a não preocupação em aparecer, por exemplo, podem ser indicativos de acomodação. “A pessoa começa a achar que tudo faz parte da rotina e passa a não trazer soluções para a empresa. Ela não inova e não se preocupa em aparecer, em fazer mais, em dar sugestões”, diz Cristina. Sem promoções Outros indícios de que o profissional pode estar acomodado são não ser chamado para novos projetos na empresa e não ser agraciado por promoções, especialmente quando colegas na mesma função, com menos tempo de empresa, conseguem evoluir dentro da companhia. “Este é um sinal, entre outras coisas, de que a pessoa tem baixa produtividade, não procura melhorar as dificuldades apontadas, não se recicla, é sem energia”, explica Maria Helena. Impactos Ainda de acordo com as especialistas, a acomodação pode levar à estagnação da carreira e até à demissão, já que o profissional não acompanha o desenvolvimento da equipe e da empresa como um todo. Além disso, pessoas que costumam apresentar acomodação na vida profissional costumam não se atualizar, o que pode dificultar uma possível busca de recolocação no mercado de trabalho.   Por outro lado, ao perceber que está acomodado, o profissional pode tentar reverter a situação, procurando se atualizar, sanar possíveis “gaps”, sendo mais participativo e até procurando a ajuda de profissionais mais experientes, como um mentor, ou mesmo o líder ou o RH (Recursos Humanos) da empresa. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram PROCURAM-SE LÍDERES DESESPERADAMENTE! POR LEANDRO VIEIRA Procuram-se líderes desesperadamente! Por Leandro Vieira É o fim. Dia desses, recebi um e-mail sobre uma vaga aberta em uma grande empresa nacional para o pomposo cargo de “Líder do Almoxarifado”. Desde os mais remotos tempos, a humanidade deposita na figura do líder a solução para os seus anseios, cultivamos uma falsa sensação de conforto e segurança porque temos um líder a nos guiar. Nas organizações, repete-se o mesmo comportamento: precisamos de líderes, líderes, líderes! Sem líderes não chegaremos a lugar algum. Contrata-se líderes! Procura-se líderes desesperadamente! Recentemente, o pessoal do Think Global bateu um papo comigo sobre o caso do Administradores.com.br. Uma das perguntas era justamente sobre quais seriam as tendências mais significativas na formação de um bom administrador. Sei que muitos amigos e colegas professores diriam, sem relutância, que a principal tendência se apoia na necessidade de desenvolvermos líderes. Sugeri na resposta: imagine um departamento com 30 líderes. Seria um ambiente realmente insuportável e, certamente, essa organização hipotética caminharia em várias direções, sem chegar a lugar algum. A bronca, meus amigos, é que os recrutadores estão tão obcecados atrás de líderes que até o sujeito do almoxarifado tem que ser um exemplo de liderança – e se for um líder-servidor inspirado por monges beneditinos, melhor ainda! Isso tem criado um enorme senso de urgência entre os profissionais. Todo mundo quer ser líder, o moisés organizacional capaz de abrir o mar vermelho dos mercados.                  Muito cacique para pouco índio… Não vou entrar no mérito da velha discussão “líder nasce ou se torna líder?”. Liderança se aprende? Lógico! Tudo se aprende. Futebol se aprende, violão se aprende, cantar se aprende. A grande questão é: você tem alguma inclinação para alguma dessas atividades? Em caso afirmativo, vá em frente. Se você tem um ponto forte, o mais inteligente a fazer é investir em cima dele como um louco. Você, com certeza, será um dos melhores. Agora, sinceramente, se você identificar que não tem o menor talento para uma determinada atividade, reflita: realmente vale a pena concentrar todos os seus esforços para tentar diminuir um ponto fraco? Como falei na entrevista do Think Global, existem excelentes profissionais que não têm a menor vocação para liderar alguém. Existem aqueles que, sequer, sabem trabalhar em equipe, e que preferem trabalhar no seu canto, asilados em seu universo particular, exatamente naquele lugar do espaço de onde conseguem extrair os resultados mais fantásticos. O gestor míope que só consegue enxergar importância nos líderes corre o risco de deixar escapar talentos brilhantes e singulares. Minha dica aos gestores? Procurem talentos desesperadamente. Vão à caça de pessoas que possam, de verdade, fazer a diferença em suas organizações – sejam elas líderes, ou não. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram COMPETÊNCIA NO ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFONICO – ATRAINDO, CONVERTENDO E FIDELIZANDO CLIENTES Competência no Atendimento Pessoal e Telefonico – Atraindo, Convertendo e Fidelizando Clientes Hoje em dia, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e a evolução das empresas. Não existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Ainda assim, organizações de todos os portes persistem em atendê-los com desatenção. Consumidores mais maduros e exigentes com concorrência, a cada dia, mais acirrada é uma equação devastadora para as empresas que negligenciam o atender bem. Portanto, a maneira como uma empresa atende o seu Cliente pode ser a diferença entre obter sucesso ou fracassar nos negócios. Atualmente, com os produtos mais semelhantes e com vida útil menor, fica evidente que ter preço competitivo e produtos de qualidade já não é mais suficiente para conquistar a preferência da clientela. Inclusive, ter preço justo e qualidade superior são condições básicas desejadas. Então, o que faz a diferença? A competência profissional, a eficiência, o entusiasmo, a polidez, a rapidez e a simpatia de quem atende. É o cliente ter a sensação de conforto, conveniência, praticidade e satisfação quando compra um produto ou serviço da sua empresa. Um questionamento deveria permear as mentes dos empresários: Como posso melhorar o padrão de qualidade do atendimento da minha empresa? Ter como meta a superação das expectativas dos clientes já é um ótimo ponto de partida, pois faz com que esses clientes passem a ser encarados como parceiros do sucesso das empresas e não, apenas, como “fregueses”. Diferentes pesquisas ratificam, entre elas a realizada pela Walt Disney World, que a atenção ao cliente é o ponto nevrálgico de um negócio. Com pequenas diferenças, os números indicam que, aproximadamente, 68% dos Clientes deixam de comprar de uma empresa por causa do atendimento e do comportamento de seus funcionários. Muitos, mesmo insatisfeitos, saem calados e sem reclamar. É aí que mora o perigo, porque para eles é mais conveniente não falar nada e comprar do concorrente, ao invés de “perder tempo” e reclamar. Excelência no atendimento é fundamental. Não adianta focar, apenas, nos produtos e na propaganda, pois a realidade só é percebida no momento em que interagimos com as pessoas que trabalham nas empresas, atendendo ou não às nossas necessidades e expectativas. A procura do algo a mais deve ser persistente. Um atendimento de qualidade pode, entre outras coisas, decidir o jogo a seu favor quando o cliente não percebe a diferença entre o produto vendido pela sua loja e o exibido na vitrine da loja ao lado. Proporcionar um serviço de qualidade ao cliente é muito mais do que zelar pelas suas necessidades ou encaminhar suas reclamações. Superar suas expectativas e encantá-lo requer uma preparação prévia. Um ótimo atendimento passa pela antecipação dos problemas dos clientes.Treinamento é a chave. Em uma época em que o sucesso dos negócios tem à frente o atendimento e na base o foco no cliente, conhecer plenamente o potencial dos colaboradores pode ser um bom caminho a ser trilhado. Treinar é acima de tudo valorizar o funcionário e prepará-lo para, também, valorizar o cliente. Algumas frases já são célebres, como por exemplo: “O cliente é o que existe de mais importante para uma empresa” ou “O cliente é a razão de qualquer negócio”. Será que todos têm consciência disso? O que é que verdadeiramente acontece na maioria dos primeiros contatos entre os Clientes e as empresas? Eles interagem, não raramente, com os funcionários menos instruídos e menos treinados sobre os negócios dessas empresas. É uma pena que para muitos empresários treinar e capacitar a linha de frente a agir seja um custo e não um investimento. Contudo, é estrategicamente inteligente capacitar esses profissionais adequadamente, para que possam atender bem e superar as expectativas da clientela. Isso é Treinamento Estratégico de Alto Nível. É estratégico porque atua diretamente com os profissionais que interagem com os clientes e é de alto nível porque gera altos níveis de produtividade e motivação nesses profissionais, além de alto nível de satisfação nas pessoas que recebem o atendimento. Infelizmente, vários programas de treinamento de atendimento ao cliente ensinam apenas como ser simpático, sorrir e cumprimentar pessoas. Não é que tratar o cliente com respeito e agradavelmente esteja errado. É, inclusive, muito importante. Todavia, somente, sorrisos feitos com “caras e bocas” não garantem um atendimento de qualidade. O encanto e a simpatia é o início da excelência no atendimento, porém, o caminho é muito mais longo. Um dos maiores erros cometidos por quem faz atendimento aos clientes é tratá-los como se eles tivessem os mesmos gostos e preferências de quem os atende. E, acredite, muitos treinamentos pregam, cegamente, que o segredo do bom atendimento é “tratar os outros como gostaria de ser tratado”. Será? Imagine você, que tem no azul a sua cor preferida e detesta o vermelho, ser atendido em uma loja de roupa por um fã incondicional do vermelho, que por gostar do vermelho o trata como se você fosse um alucinado pela cor rubra, tentando convencê-lo que a camisa “vermelhona” fica muita bem em você. Pergunta: você se sentiria bem atendido? Penso que não. As pessoas são diferentes e reconhecer essas diferenças é determinante para o sucesso de um atendimento. Conhecer os clientes é fundamental e através de atitudes simples, no início dos contatos, podemos descobrir o que eles desejam. Isso não é difícil de fazer. Mas, para que as pessoas façam essa sondagem de maneira sutil e agradável, é preciso treiná-las. Lembre-se, atender bem passa pela realização das necessidades das pessoas. Não há o “pulo do gato”. O atendimento deve reciclar-se e evoluir com a mesma velocidade e freqüência com que mudam os desejos, exigências e vontades dos consumidores. Atrair, converter e fidelizar clientes são etapas de um caminhar sem fim. Prepare-se para a caminhada e boa Sorte! Albírio Gonçalves CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram NO BRASIL, 96% DA POPULAÇÃO NÃO É CONSCIENTE EM RELAÇÃO AO CONSUMO No Brasil, 96% da população não é consciente em relação ao consumo O consumo responsável ainda não é um hábito comum dos brasileiros, informa o site InfoMoney. Segundo pesquisa O Observador Brasil, promovida pela Cetelem, 96% da população não é consciente em relação ao consumo. As perguntas realizadas para a pesquisa avaliam 13 comportamentos como deixar lâmpada acesa em ambiente vazio, fechar a torneira enquanto escova os dentes, separar o lixo, utilizar o verso do papel já utilizado, planejar compra de roupas. O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos. Os conscientes seguem de 11 a 13 comportamentos, enquanto os iniciantes adotam de três a sete comportamentos responsáveis e os comprometidos, de oito a dez. De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados fazem parte do grupo de conscientes. Já os comprometidos representam 20% dos participantes da pesquisa. Os que adotam entre 3 e 7 comportamentos responsáveis somam 65% dos entrevistados, enquanto os chamados de indiferentes correspondem a 11% dos consumidores. Ainda segundo a pesquisa, as classes D e E são as que mais apresentam consumidores indiferentes e iniciantes. A classe C apresenta resultados semelhantes aos das camadas A e B, nas quais os consumidores são mais comprometidos e conscientes. Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens. Já em relação à região, o Nordeste e o Sul apresentam o maior número de consumidores indiferentes, enquanto no Sudeste eles são mais comprometidos. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram LIDERANÇA E A POSTURA DO LÍDER.ALGUMAS DICAS DO QUE UM LÍDER DEVE EVITAR EM UMA ORGANIZAÇÃO PARA NÃO Liderança e a postura do líder.Algumas dicas do que um líder deve evitar em uma organização para não levá-la ao insucesso. Ao pensar em escrever sobre liderança fiquei sem saber o que seria, pois sobre o assunto muito já foi escrito e tudo o que eu for tratar dificilmente será inédito, então o presente artigo tem muito do que li, ouvi e vivi, dos conhecimentos adquiridos ao longo de minha existência.Por ter uma formação militar sempre que penso em liderança lembro das aulas acadêmicas que nos ensinava que a liderança é toda ação de conduzir ou dirigir algo ou alguém em determinada direção, com as funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Mas, só em ter o comando ou a direção de pessoas ou organização não nos torna lideres. E sobre líderes lembro de dois tipos: o formal (de direito) e o informal (de fato), o primeiro conduzido pela posição hierárquica na organização e o outro pela influência que exerce sobre o comportamento, pensamento ou opinião de outrem. Para esse artigo escolhi escrever sobre os líderes que são conduzidos a essa função pelo intermédio da hierarquia de uma organização. Para tanto recorro aos ensinamentos de Sun Tzu, em “A Arte da Guerra”, onde cita seis formas do líder levar o insucesso ou derrota à sua organização, que são: 1. negligenciando o cálculo da força do inimigo; 2. a falta de autoridade; 3. o treinamento imperfeito; 4. a ira injustificável; 5. a não observância da disciplina; e, 6. a incapacidade de usar homens escolhidos. Para o primeiro caso o próprio Sun Tzu filosofa que “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”. Mas, como diz não devemos conhecer só as forças dos nossos oponentes, mas também, e principalmente, as nossas próprias. É possível encontrar tais forças na elaboração de um planejamento estratégico quando se faz o diagnóstico organizacional dos seus ambientes interno e externo, quando são levantados e analisados os seus Pontos Fortes e Pontos Fracos combinando-os com as Oportunidades e Ameaças do ambiente, no qual está inserido e que não tem nenhum controle ou comando sobre essas forças externas. Sun Tzu reforça essa necessidade ao dizer que “se você conhece o inimigo e a si mesmo, sua vitória não será posta em dúvida; se você conhece o Céu e a Terra, pode torná-la completa”. Transportando para o nosso mundo de negócios, nosso inimigo seriam os nossos concorrentes, o Céu as forças da natureza e a Terra o ambiente onde atuamos, ou o nosso mercado. Para a falta de autoridade gostaria de enumerar alguns traços de caráter do líder, os quais podem trazer derrotas (prejuízos) a organização em momentos de crises. 1. O egoísta: as pessoas egoístas são incapazes de formar boas equipes. Pois sempre estão procurando os seus próprios interesses, o que leva os seus liderados a aceitarem as suas decisões por estarem intimidados por sua personalidade egoísta. Desta forma constitui um grupo de “bajuladores” em vez de uma equipe de colaboradores. Nos momentos de crises os egoístas ficam completamente sozinhos porque nesse momento seus “bajuladores” os abandonam. 2. O desconfiado: Se o líder desconfia de sua equipe, nela também irá gerar desconfianças e suspeitas entre si. Isto traz como consequência que as suas ideias não serão compartilhadas por temerem em revelar alguma informação comprometedora. Nas crises, portanto, todos se sentem traídos e se culpam mutuamente sem encontrar uma solução integradora. O início da desintegração de qualquer grupo ou relacionamento é a desconfiança. 3. O soberbo: A falta de humildade na liderança estanca a criatividade do grupo. Ninguém quer contribuir com suas idéias, quando o “líder” é incapaz de recebê-las com interesse. O soberbo crê que tudo que faz é perfeito e despreza as contribuições daqueles que estão sob sua autoridade. Isto traz um enorme desânimo ao grupo. E numa crise se descobre que muitos pensaram em alertar o líder sobre o que estava por ocorrer, mas pela sua postura deixam que ele descubra sozinho, quando já é tarde demais. 4. O onipotente: Quando um líder afirma que nunca necessita de ajuda, então ninguém o ajudará para não o ofender. O grupo esforçará para que ocorra algo que o “líder” onipotente não possa solucionar por si mesmo. As pessoas terão a tendência de levar-lhe uma grande quantidade de problemas que elas mesmas deveriam solucionar e quando houver uma crise o líder estará sobrecarregado de tarefas, com riscos de ser prejudicado. 5. O sabetudo: O sabetudo tem a tendência de opinar sobre todas as coisas. Às vezes, sofre de incontinência verbal. Quando o seu exagero é descoberto ao falar algo que desconhece, perde a credibilidade de seu grupo e adquire o status de um charlatão. É alarmante a quantidade de “líderes” capazes e bem intencionados, que caem na armadilha do descrédito, por não selecionar adequadamente os temas para os seus comentários e opiniões. O charlatão é a última pessoa que se pede ajuda em um momento de crise. 6. O que compete contra sua equipe: O “líder” que compete contra sua própria equipe, o faz em uma desigualdade de forças que implica em deslealdade. As pessoas evitam ganhar de seu “líder” para que ele se sinta bem e não o instigue com pedidos permanentes de revanches. O problema é que enquanto o líder se preocupa e se conforma em ganhar de sua equipe, seus verdadeiros competidores lhe passam a perna. Nas crises a equipe não sabe se deve incentivar o líder ou o problema. 7. O humilhante: Um grupo de pessoas ressentidas terá uma tendência de desanimar ante o desafio e enfrentamento de uma crise. O respeito é uma virtude que todos devem desenvolver por sua própria decisão. O “líder” que acredita que está no comando para humilhar levará o seu grupo a desrespeitá-lo, conseguindo mais ressentimento do que respeito e submissão. Um líder sábio irá desenvolver o respeito em sua equipe por imitação e não por humilhação repetida. Quanto ao treinamento imperfeito, aqui cogito não a falta de treinamento, mas o treinamento de pessoas não motivadas para as atividades de desenvolvimento impostas pela organização, onde são gastos recursos para tentar suprir deficiências de determinadas pessoas em assuntos que elas não suportam ou nem ao menos gostam. Por exemplo, tentar dar treinamento de finanças para pessoas que não suportam cálculos matemáticos é perda de tempo. No meu entendimento o mais adequado é treinar e aperfeiçoar as pessoas naquilo que ela mais gosta e tem afinidade, pois assim todos ganham tanto a organização quanto as pessoas. Para que isso seja possível é importante o líder conhecer seus liderados e seus pontos fortes, não apenas os pontos fracos e as deficiências, comumente observados. A ira injustificável de líderes por pessoas ou situações provoca um desejo incontrolável de vingança que ocasiona uma cegueira dos mesmos, e suas ações estarão totalmente desfocadas das que deveriam estar se preocupando, que é a de levar o sucesso a sua organização na busca da visão de futuro e do atingimento de objetivos. A não observância da disciplina está relacionada à não utilização ou comunicação de regras claras a todos os integrantes da organização sobre suas responsabilidades e dos padrões de trabalhos desejados. Sem essa disciplina nas rotinas não há condições de se ter um gerenciamento adequado dos processos da organização e um eficaz feedback aos mesmos. A incapacidade de usar homens escolhidos está relacionada com a deficiência gerencial de não usar adequadamente os talentos das pessoas selecionadas para a organização e que estão sobre o seu comando, não adequando esses talentos às necessidades produtivas da organização. Sun Tzu ensina que “um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. Pois, o prudente terá prazer em aplicar seu mérito, o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não teme a morte”. Para essas dicas dadas por Sun Tzu devemos considerar a liderança não apenas a da alta direção, mas a de todos os níveis, pois toda a liderança deve estar preocupada no sucesso não só da organização, mas de todas as partes interessadas, principalmente o dos seus colaboradores. Por Marcos Ribeiro de LimaRevista dos Administradores Fim do conteúdo da página CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram POTENCIAL DE CONSUMO AUMENTA MAIS NO INTERIOR, APONTA ESTUDO. Potencial de consumo aumenta mais no interior, aponta estudo. O crescimento do potencial de consumo da população do interior da Região Sudeste superou a média nacional no período compreendido entre os anos de 2005 e 2010, conforme estudo da empresa IPC Target, divulgado no Fórum Estadão Regiões/Sudeste. No interior do Sudeste, cresceu 95,6%, enquanto nas áreas metropolitanas da região, o ritmo de aumento foi mais modesto, de 89%. Mesmo no restante País, o potencial de consumo teve alta de 95,5%, informa o Estadão online. O sócio e diretor geral da IPC Target, Marcos Pazzini, avalia que a diferença de comportamento na taxa de crescimento entre as áreas metropolitanas e o interior do Sudeste é causada principalmente pela tendência de migração dos investimentos, inclusive do setor industrial.Ele lembra que os custos tendem a ser mais altos nas regiões metropolitanas, o que estimula a transferência de empresas e até de profissionais, também em busca de maior qualidade de vida. Além disso, destaca Pazzini, quase sempre há benefícios oferecidos pelas prefeituras, como incentivos fiscais e doações de terrenos, para atrair novos empreendimentos. “E a tendência é que o processo continue nos próximos anos”, avalia. Outra explicação para o crescimento mais acelerado do interior do Sudeste está na área do agronegócio. Conforme o estudo da Target, entre 2005 e 2010, o número de empresas no setor no Brasil cresceu 250,5%, ante 33,5% em média das companhias de todas as demais áreas. Isoladamente, a quantidade de empresas do agronegócio no Sudeste teve alta de 338,1%. O número é ainda mais importante quando se leva em consideração somente as cidades do interior da Região (414,5%). CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram (11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram A LIDERANÇA É UMA COMPETÊNCIA DE CARÁTER RELACIONAL, ISTO É, PRESSUPÕE UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS A liderança é uma competência de caráter relacional, isto é, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influência. A regra é despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro a fim de que adote comportamentos ou cumpra tarefas. Além de relacional, a liderança também pode ser situacional, ou seja, determinada pelas circunstâncias. O poder é o exercício da liderança. Em verdade, inexiste isoladamente, pois o que encontramos são relações de poder. Assim, é notório que se questione: como o poder é exercido por um líder? Muitos são os estudos acerca dos tipos, bases e fontes de poder. Mencionamos, por exemplo, LIKERT e LIKERT (1979), KRAUSZ (1991), SALAZAR (1998) e ROBBINS (2002), mas ressaltando que todos beberam de alguma forma nos escritos de FRENCH e RAVEN (1959). Fazendo uma compilação destes estudos, identificamos as seguintes formas de poder: 1. Poder por coerção. Baseia-se na exploração do medo. O líder demonstra que poderá punir o subordinado que não cooperar com suas decisões ou que adotar uma postura de confronto ou indolência. As sanções podem ser desde a delegação de tarefas indesejáveis, passando pela supressão de privilégios, até a obstrução do desenvolvimento do profissional dentro da organização. Pode ser exercido por meio de ameaças verbais ou não verbais, mas devido ao risco de as atitudes do líder serem qualificadas como assédio moral, o mais comum é retaliar o empregado, afastando-o de reuniões e eventos importantes, avaliando seu desempenho desfavoravelmente ou simplesmente demitindo-o. 2. Poder por recompensa. Baseia-se na exploração de interesses. A natureza humana é individualista e, quase sempre, ambiciosa. Ao propor incentivos, prêmios e favores, o líder eleva o comprometimento da equipe, fazendo-a trabalhar mesmo sem supervisão. A recompensa pode ser pecuniária, ou seja, em dinheiro, ou mediante reconhecimento e felicitações públicas. O risco de se usar este expediente como principal artifício para exercício do poder é vincular a motivação das pessoas e sua eficiência a algum tipo de retorno palpável e de curto prazo, inclusive enfraquecendo a autoridade do líder. 3. Poder por competência. Baseia-se no respeito. O líder demonstra possuir conhecimentos e habilidades adequados ao cargo que ocupa, além de atitudes dignas e assertivas. Os subordinados reconhecem esta competência e a respeitam veladamente. Um exemplo fora do mundo corporativo é a aceitação de uma prescrição médica, porque respeitamos o título do médico e seguimos seu receituário mesmo sem conhecer o profissional previamente ou o princípio ativo do medicamento. 4. Poder por legitimidade. Baseia-se na hierarquia. A posição organizacional confere ao líder maior poder quanto mais elevada sua colocação no organograma. É uma autoridade legal e tradicionalmente aceita, porém não necessariamente respeitada. Um exemplo típico é o poder que emana do “filho do dono” que pode ser questionado, embora raramente contestado, se sua inexperiência for evidenciada. 5. Poder por informação. Baseia-se no conhecimento. O líder, por deter a posse ou o acesso a dados e informações privilegiadas, exerce poder sobre pessoas que necessitam destas informações para realizar seus trabalhos. Note-se que o mero acesso a informações valiosas é suficiente para conferir poder a estas pessoas. É o caso das secretárias de altos executivos. 6. Poder por persuasão. Baseia-se na capacidade de sedução. O líder usa de argumentos racionais e/ou emocionais para envolver e convencer seus interlocutores da necessidade ou conveniência de realizarem certas tarefas, aceitarem decisões ou acreditarem em determinados projetos. Trabalha com base em aspectos comportamentais buscando ora inspirar, ora dissuadir os subordinados, de acordo com os objetivos pretendidos. 7. Poder por ligação. Baseia-se em relações. O líder apropria-se de sua rede de relacionamentos para alcançar favores ou evitar desfavores de pessoas influentes. Em tempos de desenvolvimento das chamadas redes sociais, ampliar e usar relações interpessoais constitui vantagem comparativa significativa. 8. Poder por carisma. Baseia-se na exploração da admiração. O líder adota um estilo envolvente, enérgico e positivo e alcança a obediência porque seus liderados simplesmente gostariam de ser como ele. As pessoas imitam-no, copiam-no, admiram-no com a finalidade de identificação. Dentre todas as categorias apresentadas, não devemos idealizar uma forma de poder específica. Não há certo ou errado. Há o adequado. Em verdade, o mais indicado é que um líder saiba como, onde e quando exercer seu poder de acordo com o perfil dos subordinados, das circunstâncias e de seus objetivos. Assim, o poder carismático ou por recompensa podem proporcionar maior adesão e atração por suas ideias, da mesma maneira que o poder legítimo ou por coerção podem acarretar resistência por parte dos subordinados.   Tom CoelhoEducador, conferencista e escritor CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram O SEGREDO DO SUCESSO DE SLOGANS INESQUECÍVEIS! MARCAS COMO BOMBRIL, ITAÚ, 51, NATURA E CASAS BAHIA O segredo do sucesso de slogans inesquecíveis! Marcas como Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia mostram que a estratégia vem antes de uma boa ideia.1001 utilidades, Feito para você, Uma boa ideia, Bem estar Bem, Dedicação Total a Você… Qualquer brasileiro que escute uma dessas frases pensa, rapidamente e sem se confundir, em Bombril, Itaú, 51, Natura e Casas Bahia. Não são poucos os casos de sucesso de slogans no Brasil e no mundo, mas para alcançar esse objetivo uma marca precisa de muito estudo e, principalmente, valores e gestão bem definidos.Seguindo esses passos, a receita para o sucesso está quase pronta. Com mais uma pitada de criatividade, o slogan pode tornar a marca inesquecível, gerar publicidade espontânea e, em alguns casos, entrar na cultura do país de origem. “Alguns inclusive ultrapassam as barreiras das marcas, como a Brastemp, que virou sinônimo de qualidade”, garante Mario Mattos (foto), Diretor de Marketing da GfK Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.Segundo informações da GfK, o slogan foi uma palavra criada pelos celtas e era utilizado como um grito de guerra, com a finalidade de motivar os guerreiros para a luta a partir do estímulo a vínculos racionais e afetivos com seu povo. A definição de slogan hoje tem muito a ver com a sua origem, pois mobiliza as pessoas para consumir e é responsável pela construção de relações emocionais do público com as marcas.Momento idealPara Gilson Nunes, sócio da Brand Finance e da Superbrands, a fase emocional, com o uso do slogan, tem que ser realizada após a fase de consolidação dos produtos da marca. “Geralmente, o slogan é colocado dentro de uma estratégia. É usado em momentos de grande expansão, quando há extensão de linhas de produtos ou novas categorias”, afirma o executivo em entrevista ao site.Foi nesse momento estratégico que a Nike criou o “Just do It”. “A marca estava entrando no início da segunda fase de sua gestão e precisava definir seu posicionamento. O slogan mostrou o que a Nike tinha como objetivo”, afirma Nunes. A estratégia deu tão certo que hoje a marca não usa mais a frase, apenas com o seu símbolo consegue levar o consumidor a fazer a associação entre a Nike, a imagem e a sua estratégia.Mas não basta ter criatividade e esperar o momento de consolidação dos produtos para que o planejamento se conclua de forma perfeita. Um slogan tem que ser criado de acordo com a essência da marca. Caso contrário, isso causa frustração no cliente. “O slogan tem que ser consistente em termos de ação e atitudes da empresa, senão a inconsistência traz disfunção no relacionamento do público com o seu produto”, afirma o sócio da Brand Finance.Transmissão de posicionamento e valoresEntre as empresas que conseguem conciliar transparência e ética nas atitudes com um slogan que transmite tudo isso de forma coerente está a Natura. O “Bem estar Bem” reflete os valores e as ações da marca. “A empresa acredita e pratica esses valores em suas ações internas e externas”, diz Gilson Nunes, referindo-se ao tratamento que a Natura dá aos seus funcionários e aos cuidados que tem com a natureza.A Unimed também busca traduzir sua cultura por meio de seu slogan. “Ele é a tangibilização de nosso posicionamento. É como queremos estar presentes na cabeça e no coração das pessoas”, conta Stephan Dualibi Younes, Gerente de Marca da Unimed-Rio, primeira unidade da rede de planos de saúde a utilizar o “O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed”. O sucesso do slogan foi tanto que a Unimed Brasil o adotou e replicou para outras cooperativas.“Não queremos que nossos clientes lembrem de nós apenas no hospital ou na hora de pagar. A Unimed preza pela qualidade de vida, o que se confirma com nossos projetos que focam em levar isso às pessoas”, explica Stephan, em entrevista ao Mundo do Marketing. Para confirmar essa posição, a Unimed-Rio investe em programas de relacionamento com o cliente, dá dicas de saúde e bem-estar em seu site e no Twitter, promove a prática de esportes em áreas verdes do Rio de Janeiro e inaugura em breve na cidade o “Espaço qualidade de vida”, onde haverá aulas gratuitas de culinária destinadas a pessoas com problemas de saúde específicos.A preocupação com a qualidade de vida foi um posicionamento que mudou antes do slogan da Unimed. “O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed” veio substituir o “Criado e dirigido por médicos” em 2003. Nesse caso, houve sucesso na mudança porque ela foi realizada em conjunto com o reposicionamento da empresa. “Muitas marcas mudam de slogan, mas ele sempre tem que refletir uma mudança de posicionamento”, comprova Mario Mattos, da GfK.Mudar e manterSlogans que refletem valores bem definidos costumam durar de cinco a 10 anos. Já os que têm apelo comercial, destacando produtos e serviços, têm um ciclo de vida menor, durando de um a três anos. “O mais importante é que o slogan deve se adequar ao consumidor e ser alterado de acordo com as mudanças desse público. Por isso é necessário analisar o mercado antes de qualquer atitude”, garante Gilson Nunes.O Itaú é um exemplo de empresa que conseguiu adequar a sua mudança de slogan às necessidades do mercado. “Quando eles começaram a usar o ‘Feito para você’ conseguiram passar a ideia do banco digital próximo do consumidor. A mudança foi grande, mas se adaptou ao mercado que também havia mudando muito”, explica Nunes. “As transformações do Itaú foram feitas sem perder a característica da marca”, confirma Mário Mattos.Embora algumas marcas alterem seus slogans, outras construíram uma ligação tão forte com eles que se tornou impossível dissociar o produto da frase. É o caso da cachaça Pirassununga 51, que, segundo Mattos, deve muito do seu sucesso ao fato de ser simples, de fácil compreensão, forte e impactante, voltado para um público amplo. “Não conseguimos separar o slogan do nosso produto. Isso tiraria a nossa identidade”, garante Paula Videira, Gerente de Marketing da Cia. Müller de Bebidas, detentora da marca 51.O slogan utilizado com sucesso desde 1978 já virou parte da cultura popular brasileira. “Isso é muito bom, principalmente pela quantidade de Marketing espontâneo que é gerado. Sempre que alguém fala o número 51, outra pessoa sempre completa ‘uma boa ideia’”, comenta a Gerente de Marketing sobre a marca que completa 51 anos em 2010. CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram MOTIVAÇÃO? NÃO, OBRIGADO! POR RENATO ROMEO. COLUNISTA DA REVISTA EXAME PME Motivação? Não, Obrigado! Por Renato Romeo. Colunista da Revista Exame PME No início de 1996, assisti a uma palestra de Gene Kranz em Orlando, Flórida. Kranz foi o Diretor de Vôo da NASA na Apolo 13. Era ele que estava no comando da missão quando o astronauta Jim Lovell, imortalizado pelo ator Tom Hanks, pronunciou a célebre frase: “Houston, we have a problem!”. Nesta época, eu trabalhava para uma multinacional americana, que tinha por tradição enviar aqueles que haviam batido suas metas para uma viagem ao exterior, onde se misturava um pouco de lazer com um pouco de trabalho. O programa de incentivo, que tinha como denominação oficial “Hundred Percent Club”, era costumeiramente chamado por todos apenas de “Clube”. Na seção principal do Clube, onde se reuniam todos os profissionais da América Latina, acontecia um ritual que se repetia todos os anos. Primeiro, se saudava e ovacionava a todos os presentes por terem batido suas metas. Em seguida, apresentavam-se os números para o próximo ano, ou seja, as novas metas que, em geral, eram uns 30% a 40% superiores ao ano que havia se findado. Por último, sempre havia um palestrante convidado para motivar a platéia, frente aos novos desafios recém anunciados. Naquele ano, quando Gene Kranz foi o convidado do Clube, todos ouvimos, com maior ou menor atenção, o relato detalhado de como os tripulantes da Apolo 13 foram trazidos de volta a Terra pela equipe de controle de vôo da NASA. Lembro-me com clareza de uma das principais frases ditas por Kranz a sua equipe, algo como: “Nós nunca perdemos um Americano no espaço e estejamos todos certos que não perderemos um em meu turno! Falhar não é uma opção!”. Bem, era essa última frase que dava título à palestra de Kranz: “Failure is not a option!”. Nesta palestra motivacional, a pergunta que se formou na minha mente foi a seguinte: “O que eu devo fazer para não falhar?”. E ai está o grande problema deste tipo de ação, elas não ensinam o “como fazer”, ou seja, o passo a passo que deve ser seguido para obtermos melhores resultados. Na verdade, a grande maioria das ações motivacionais tenta subverter a lei da causa e conseqüência, contrariando a tudo o que Newton nos deixou em suas leis sobre a Física. Motivar seus vendedores os fará ter melhores resultados, certo? Errado! Vendedores ficam desmotivados por não alcançarem os resultados esperados. Vendedores ficam desmotivados por não venderem efetivamente. Ou seja, embora resultados baixos desmotivem os profissionais de vendas, motivação pura e simples não fará com que eles obtenham melhores resultados. Existe uma razão bem simples para isso: obter melhores resultados depende de uma compreensão que vai muito além da motivação e sim de uma ação efetiva e mais adequada sobre o “como” vender, ou seja, o que fazer para efetivar uma venda. Embora um esforço motivacional possa gerar algum impacto inicial, já é sabido que tudo isso será anulado num curto espaço de tempo, quando o vendedor continuar a cometer os mesmos erros de sempre, pela forma com a qual ele sempre atuou. Isso porque, com uma ação meramente motivacional, ele não aprenderá a fazer nada diferente daquilo que sempre fez. Ou pior, essa ação pode até acentuar ainda mais as ineficiências, pois os erros estarão sendo cometidos com mais intensidade e, às vezes, em pior grau. Por exemplo, um vendedor despreparado, mas muito motivado, fará mais visitas ruins e desperdiçará mais recursos de sua empresa em encontros infrutíferos. Pense da seguinte maneira: você faria uma cirurgia cardíaca com um leigo motivado? Guardadas as devidas proporções e com as necessárias desculpas à excelente reputação de Gene Kranz, se os engenheiros da sua equipe não estivessem bem capacitados para equacionarem os problemas que surgiram naquela missão, nem com toda a motivação ou sorte do mundo a nave de número 13, lançada às 13 horas e 13 minutos e com previsão de entrar na órbita da Lua no dia 13 de abril, teria retornado à Terra? Na prática, o que acontece é que motivação é importante, mas preparação é fundamental. E os processos com as quais as pessoas vendem muitas vezes são esquecidos. Para piorar ainda mais a situação, no Brasil, a palavra processo muitas vezes acaba soando quase como um sacrilégio, por se confundir com burocracia. Chegou a hora de banir esse pensamento e a alta gerência das empresas tem papel fundamental nessa mudança. Isso porque está comprovado que o jogo de cintura, o jeitinho brasileiro e a motivação funcionam bem até o segundo capítulo. Quando a coisa aperta mesmo, se não houver processo claros e definidos, o vendedor, assim como qualquer outro profissional, pode não ter as corretas ferramentas para desenvolver seu trabalho com a eficiência necessária. Pense nisso na próxima vez que desejar aumentar os resultados dos seus vendedores! CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...
4 de setembro de 2019(11)99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br Facebook Linkedin Instagram COMO TRATAR A MIOPIA DO CRM? Como tratar a miopia do CRM? Wagner Kamakura mostra como estudos podem indicar melhor a propensão de compra e valor do cliente. Algumas empresas são como alguns maridos convictos de que as suas esposas não os traem. Eles acham que fazem tudo o que elas gostam, mas não sabem se elas estão realmente felizes. Pior: elas podem estar tendo, digamos, um caso extraconjugal. Funciona assim no mundo corporativo também. Um cliente pode não estar satisfeito e gastando boa parte de seu dinheiro na concorrência sem que você saiba. Quem chama a atenção para esta pulada de cerca é Wagner Kamakura, professor de Marketing Global da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. A causa desta traição é o que Kamakura chama de miopia do CRM. As poucas empresas que trabalham com modelos de Customer Relationship Management acreditam que a melhor forma de avaliar a satisfação do cliente e prever comportamentos futuros é analisando o histórico do banco de dados. “Isso é uma ilusão”, sentencia o professor brasileiro (foto), durante palestra no último Congresso Brasileiro de Pesquisa. “A maioria tem um banco de dados com muita informação, mas é impossível saber o que o cliente pensa e, principalmente, o que ele faz na concorrência”. Há diversos casos clássicos de clientes polígamos. Um tem dois celulares, mas cada um de uma operadora diferente. Outro tem apenas um celular, mas o seu modem de internet 3G é da empresa concorrente. Em outro exemplo, há clientes de banco com duas contas em diferentes marcas. Em um banco ele tem investimentos de R$ 5 mil. No outro, R$ 50 mil. Este mesmo cliente pode ter dois cartões de crédito, cada um emitido pelos dois bancos diferentes. Só que a sua fatura no primeiro é 20% do que ele paga no segundo. Bolso grande ou pequeno? Por isso, conhecer o tamanho real da carteira do cliente e o seu potencial de consumo é tão importante quanto saber o valor do cliente para empresa, uma conta que, mais uma vez, poucas companhias conseguem fazer. Mas como calcular este valor? Utilizando os dados internos, fazendo pesquisa e adicionando dados externos. “Saber o tamanho da carteira do cliente é crítico porque vai ajudar a aplicar ações de Marketing”, aponta Kamakura. Neste caso, tanto as pesquisas quanto os dados de mercado variam de acordo com o segmento de atuação da empresa. Se é do segmento de telecomunicações, basta olhar os números disponíveis no órgão regulamentador e ouvir os consumidores da concorrência com perfil semelhante aos seus. Neste caso, deve-se usar modelagem de dados e realizar amostras testes. A propensão de compra também pode ser indicada por meio de um mapa de penetração. Aplicado na indústria farmacêutica, este recurso mostra os remédios que são mais indicados por médicos, por exemplo, e quanto tempo cada um deles leva para prescrever uma nova droga. “Assim, você dá uma lista de prioridade para o seu departamento de vendas”, ensina o professor. “Ao invés de olhar para dentro, para o espelho, olhe para fora”, recomenda. Este modelo de CRM analítico trabalha com foco na rentabilidade do cliente, na retenção e na possibilidade do consumidor comprar mais. O cross-selling indica com precisão que tipo de produto é mais adequado para oferecer a cada cliente. Se uma instituição financeira dispõe de 20 produtos, mas um cliente só utiliza três, esta ferramenta indicará a possibilidade deste consumidor adquirir os 17 outros serviços. São os óculos para melhorar a visão CONTATOS (11) 99931-5231 contato@kairallatreinamento.com.br REDES SOCIAIS Facebook Linkedin Instagram Kairalla treinamento – todos os direitos reservados Braol tecnologia [...] Saiba mais...

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